Vendo pelo lado prático, o relatório de elasticidade disponibilizado pela Magiic é uma versão mais completa do Relatório de Curva ABC e podemos acompanhar a evolução entre a relação dos seguintes dados:
Facilmente é possível observar, por exemplo, que se um faturamento caiu, quem foi o responsável pela queda, se foi a queda no tráfego ou na conversão, por exemplo.
Assim, é possível o gestor agir de forma ágil e consciente. Assim como observar as ações que geraram reposta positiva e poder realizar as mesmas ações em outros anúncios.
Neste tela é possível identificar o comportamento de cada um dos seus anúncios de acordo com o seu histórico do Mercado Livre, seja DENTRO DO FULL ou FORA DO FULL.
O relatório é composto pelas informações: indicador se o produto está dentro ou fora do full, histórico da quantidade e valor de vendas, tráfego, conversão, preço médio, tag (planos Enterprise e Sob Medida), estoque do anuncio, dias de estoque, variação com ruptura, estoque sem venda e custo médio do produto.
Vamos agora aprofundar em cada um desses campos.
Na parte superior, temos os campos:
Para analisar a elasticidade do produto, utilizamos as colunas:
De forma complementar ao faturamento e quantidade de unidades vendidas, recomenda-se observar o tráfego (quantidade de visitas ao produto), a taxa de conversão (das visitas, quantos % compraram) e o preço médio da venda do produto (essa informação é inserida pelo usuário no site da Magiic).
Vale observar que o valor de CONVERSÃO para anúncios que usam CATÁLOGO para venda fica comprometido, uma vez que o valor de visita não é do anúncio em si, mas do catálogo.